NOTA DE ESCLARECIMENTO

CONSELHO DELIBERATIVO DO RPFC

 

O Conselho Deliberativo vem através desta, relatar o que foi decidido e apurado pelos seus membros em relação ao corte das árvores do estacionamento, em reunião extraordinária realizada em 01 de setembro de 2017, as 19h30 no auditório do RPFC. O presidente da diretoria administrativa, Sr. Nestor Paterna foi convocado para prestar esclarecimentos, e pudemos apurar os seguintes fatos:

  1. O corte das arvores foi uma decisão exclusiva de seu presidente, sem que, os demais membros da diretoria tivessem conhecimento.
  2. Não havia autorização e ou, documentação para efetuar o corte, apenas um trato verbal com os órgãos competentes. As árvores em questão, não apresentavam riscos de quedas, apenas deveriam ser podadas, para evitar a queda de alguns galhos. Suas raízes estavam danificando a estrutura das arquibancadas e calçada do passeio, como mencionado em comunicado feito anteriormente.
  3. O Presidente nos informou que, esse tipo de árvore, por não se tratar de árvore nativa, pode ser cortada mediante a autorização e, a mesma esta sendo providenciada.
  4. Que existem outras árvores, no bosque, do tipo falsa seringueira, essas sim, comprometidas, que devem ser cortadas e substituídas.
  5. O presidente da diretoria nos apresentou um projeto ambiental, para a substituição das árvores que estão comprometidas, portanto com risco ao associado e patrimônio, para corte e substituição.

O conselho decidiu e orientou o presidente, para que atitudes como essa, deverão ser compartilhadas com a sua diretoria, e também com o associado, para que possa ser melhor discutida e elaborada, evitando assim problemas maiores. Salientamos ainda, que o presidente, mostrou-se profundamente arrependido de seu ato.

Foi orientado, que sejam replantadas, árvores nos locais das que foram cortadas, de preferência, que sejam árvores frutíferas e que proporcione sombra no futuro. Para tanto, pedimos que seja feito o mais breve possível.  Vamos acompanhar todo o processo de regularização e replantio, evitando problemas para o clube. Caso essas medidas não sejam tomadas, nos reuniremos novamente para aplicar as devidas punições.

 

ATT

Conselho Deliberativo